Serviços

Pontencial Espeleológico

Estudo baseado em técnicas de geoprocessamento que permite avaliar a probabilidade de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas, fundamentando a gestão do Patrimônio Espeleológico a partir de análises preliminares de viabilidade ambiental.

Prospecção Espeleológica

Levantamento sistemático e estratégico em campo, embasado pela análise do Potencial Espeleológico, que permite inventariar o Patrimônio Espeleológico. Esta é uma etapa que permite conhecer a situação ambiental da área em estudo.

Mapeamento Espeleotopográfico

Execução do mapeamento de cavernas, a partir de técnicas de topografia, utilizando equipamentos específicos para espeleotopografia, elaborando produtos cartográficos das cavidades naturais subterrâneas. O mapa espeleotopográfico permite calcular seus atributos espeleométricos, assim como georreferenciar todos seus aspectos físicos, bióticos e antrópicos.

Análise de Relevância Espeleológica

Estudo que permite classificar o grau de relevância das cavidades naturais subterrâneas em baixo, médio, alto ou máximo, a partir da metodologia estabelecida pela Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente Nº 02/2017.

Área de Influência Espeleológica

Nesta análise é estabelecida a relação do empreendimento com o Patrimônio Espeleológico. É delimitada a área de influência que compreende o entorno das cavidades naturais subterrâneas, necessário para a manutenção de sua integridade física e do seu equilíbrio ecológico.

Avaliação de Impactos sobre Cavidades

A avaliação de impactos reais e potenciais do empreendimento sobre cavidades e suas áreas de influência em cenário presente e futuro.

Monitoramento Espeleológico

Os estudos de monitoramento são realizados com objetivo de verificar a ocorrência de impactos ambientais no Patrimônio Espeleológico, a partir de parâmetros estabelecidos de acordo com os impactos potenciais de cada empreendimento específico.